▶ Clique nos tópicos deste índice para navegar pelo texto
Toggle>>clique aqui para copiar o estudo
Partilhando sua
mensagem de vida
“E o testemunho é este, que Deus nos deu vida eterna, e esta vida está no seu filho.”.
Jo 5.11
Sua vida é uma mensagem a partilhar.
Ao nascer de novo e se tornar cristão, você também se tornou um mensageiro de Deus. Ele quer falar ao mundo através de você (2Co 5.20).
Desde sua conversão você vem acumulando experiência de sua nova vida e Deus quer utilizá-las para alcançar outras pessoas.
O testemunho do que Deus realizou em você é a sua mensagem de vida. Ele se divide em pelo menos quatro partes, as quais você deve compartilhar com as pessoas especialmente as incrédulas.
Seu testemunho
Esta é a história de como você começou seu relacionamento com Deus.
Seu testemunho é contar às pessoas o que Cristo fez por você e quanto Ele é importante em sua vida (1Oe 2.9 e 10).
A essência do testemunho é falar de suas experiências pessoais com o Senhor.
O que se espera de uma testemunha em um tribunal, é que ela relate a verdade sobre o fato em julgamento e não que debata o caso, comprove a verdade ou determine um veredicto; isto é trabalho de advogado. Fale apenas o que aconteceu com você.
Jesus disse “Vocês serão minhas testemunhas. Eu sou o advogado”. (At 1.8; 1Jo 2.1)
Quando você dá testemunho das mudanças de sua vida, as pessoas te ouvem, e por isso é importante a sua experiência pessoal. Se você começa a falar de sua igreja e dos sermões de seu pastor, as pessoas logo perdem o interesse. Mas, quando se trata de seu testemunho, você consegue criar uma ponte por onde Jesus pode passar de seu coração para o da outra pessoa.
Seu testemunho deve constar com quatro etapas: O que você era antes de conhecer a Jesus; 2) Como percebeu que precisava de Jesus; 3) O que Jesus fez por você; e 4) A diferença de Jesus na sua vida.
Sua mensagem de vida inclui suas lições de vida
São as mais importantes lições que Deus lhe ensinou a partir de sua experiência com Ele. São várias as áreas de experiências que você teve, e que recebeu lições tais como: relacionamentos, tentações, problemas, alegrias, tristezas.
Ao compartilhar nossas experiências, vamos ajudar outras pessoas a conhecer e confiar em Deus.
É importante termos em mente uma lista de fatos que nos aconteceu e como fomos edificados por eles.
O que Deus me ensinou com o fracasso? Com a falta de dinheiro? Com a dor? Tristeza ou depressão? E a expectativa, doença ou decepção? O que aprendi com minha família, igreja ou grupos que participo?
Todas estas coisas nos trazem lições de vida e podem ser usadas por Deus para alcançar outras pessoas.
Compartilhar as paixões que Deus te deu
São as questões pelas quais você mais se interessa, segundo a FORMA que Deus lhe deu.
Quando você mantém um relacionamento estreito com Deus, você vai se despertar por fazer alguma coisa que goste e glorifique a Deus.
Se você ama a Deus , vai se apaixonar por sua obra e não vai deixar de falar do que é mais precioso nesta vida – a salvação (1Co 9.16 a 18)
Você pode ter passado por algumas dificuldades e Deus quer que você ajude pessoas que estão passando pelos mesmos problemas.
Deus pode dar a você uma paixão para começar uma nova igreja, um grupo de estudo, contribuir com missões, trabalhar com homens de negócio, grupo de jovens, casais, mães solteiras e tantos outros.
Deus nos dá diferentes paixões para que sua obra seja feita.
Anunciar as Boas Novas
A boas novas é a mensagem do evangelho da salvação em Cristo Jesus. O Evangelho revela a justiça de Deus que vem pela fé (Rm 1.17). Somos os mensageiros de Deus e precisamos amar as pessoas perdidas da mesma forma que Deus ama.
Não devemos nos preocupar se a pessoa que estamos evangelizando vai se converter ou não. Devemos nos preocupar em anunciar o evangelho quer ela ouça quer não (Ez 2.5,7). O sacrifício de Jesus é suficiente para todos, mas é eficiente somente para aqueles que crêem.
O evangelizar é uma oportunidade que só temos enquanto estamos aqui na terra, no céu, não será necessário.
PENSANDO SOBRE O PROPÓSITO DE MINHA VIDA
– Um tema para reflexão: Deus quer dizer algo para mundo por meu intermédio.
– Um versículo para memorizar: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um”. (Cl 4.6)
Uma pergunta para meditar: Com quem Deus quer que eu partilhe minha história pessoal?