28.12.2014 Estudo EBD. Parte 01: Ouvindo e Praticando a Palavra

Clique aqui para imprimir esta lição

Parte 01: Ouvindo e Praticando a Palavra

Tiago 1:19-27

O estudo de hoje será dividido em duas partes. Uma será estudada hoje e a outra na próxima semana.

A carta de Tiago é muito prática. O apóstolo não vê o cristianismo como mera contemplação, mas como ação firmada naquilo que a Palavra de Deus afirma. Nesta parte Tiago começa com uma afirmação importantíssi­ma: “Meus irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.” (v. 19,20).

Um dos grandes desafios da igreja é vivenciar a unidade de forma concreta. É possível que Tiago estivesse observando alguns pontos de con­tenda entre os irmãos, fruto do egoísmo de estar sempre em evidência. Ge­ralmente somos nós mesmos os maiores culpados por alguns problemas que ocorrem na igreja. E por que? Porque não sabemos ouvir as pessoas. Ouvir é tão importante quanto falar. Em Provérbios 19:11 podemos ler o seguinte: “A sabedoria do homem lhe dá paciência”. E em Provérbios 14:29 temos a seguinte afirmação: “O homem paciente dá provas de grande entendi­mento. Se você quer aprender a ser paciente, o segredo é ter entendimento. A Bíblia diz. que a chave da paciência é o entendimento.

Quando mais sabe­doria, mais entendimento você tem. Quanto mais entendimento você tenha das pessoas, mais paciência você terá com elas. Se você não procura enten­der as pessoas, não terá paciência com elas. Se você não entende as pessoas, não haverá relacionamento. Este é um ponto fundamental. Sem entendimento não há relaciona­mento. Entendimento é o alicerce para relacionamentos.

Como eu posso me tomar melhor entendedor das pessoas em minha vida? Ouvindo as pessoas que estão ao meu redor. Em Provérbios 18:13 podemos ler: “Quem responde antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha”. Isto é bem claro! Não avalie o que as pessoas fazem ou o que você ouve até ouvir tudo. Deus nos deu dois ouvidos e uma boca – o que significa que você deve ouvir duas vezes mais do que falar. Por isso Tiago adverte: “Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se”. O texto literalmente diz que o homem deve ser rápido em ouvir, que vem do grego tachys, ou seja rápido, depressa, ligeiro: e lento em falar e irar-se. que no grego é a palavra bradys, ou seja, lento, demorado.

Existe uma rã grande que emite som de grunhido. Esta rã tem um músculo que manda uma vibração para o cérebro que cancela o som do seu forte coaxar. Quando a rã emite o som forte, ela não se ouve. As duas vibra­ções cancelam uma a outra. Ela não ouve o potente som que faz. Cada vez que ela coaxa, seu cérebro cancela o som para ela. Aqui está o princípio: É difícil ouvir com a boca aberta!

Um jovem chegou para Sócrates pediu para que ele o ensinasse a ser um orador. O jovem falava sem parar, incessantemente. Sócrates então colo­ca a mão tapando a boca do rapaz e diz: “Eu vou ter de cobrar de você dobrado, porque vou precisar ensinar duas ciências a você. Primeiro, a ciên­cia de segurar sua língua e segundo, a ciência de usá-la corretamente”.

O que podemos aprender? Que nós mesmos criamos mal entendidos, e desta forma necessitamos urgentemente colocar em prática o princípio bí­blico. Tiago está advertindo que a ira descontrolada, as palavras ásperas, nocivas e irrecuperáveis são prejudiciais e não promovem a justiça de Deus. Justiça aqui não está apontando ao caráter de Deus e sim ao modo de vida. em atos e pensamentos que Ele solicita de nós. Podemos ver este conceito muitas vezes em Paulo. Por exemplo, Filipenses 3:9 diz: “e ser encontrado nele, não tendo minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé”. Em Efésios 4:24 também podemos ler: “a revestir-se do novo homem, cria­do para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.”. A ira não faz com que as pessoas sejam melhores e passem a viver segundo o propósito divino. O amor, este sim, é capaz de transformar vidas e levá-las a viver de modo digno do evangelho.

No verso 21 Tiago mais uma vez adverte os cristãos: “Portanto, li­vrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los. Como cristãos a nossa vida deve falar mais que o nosso discur­so. Não podemos ser praticantes da Palavra vivendo um estilo de vida cor­rompido. Neste versículo podemos encontrar alguns vocábulos que apontam para esta idéia. Tiago diz, “livrem-se”, em que no grego aparece como apothemenoi  e que significa “pôr para fora, despojar-se”, uma metáfora que indica o ato de tirar roupas. O cristão deve se livrar de tudo aquilo que impede o crescimento espiritual e uma vida mais comprometida.

A atitude correta é aceitar “humildemente a palavra implantada”, ou seja, acolher os preceitos divinos, vivendo por eles. O vocábulo emphytos indica que o evangelho de Cristo passa a dominar o nosso ser por inteiro, formando em nós uma nova perspectiva de vida. Esta palavra implantada nos leva a desfrutar da obra da salvação em toda sua plenitude.

A prática sempre está ligada ao ouvir bem, caso contrário, as nossas ações ficam comprometidas. Por isso no verso 22 Tiago traz a seguinte afir­mação: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganan­do-se a si mesmos”.

Champlin ao comentar este versículo disse: “A igreja cristã conta com muitos teístas teóricos que, na realidade, são ateus práti­cos. Esses são os que ouvem a Palavra, mas não põem em prática aquilo que ouvem; aprovam sermões e lições, a leitura bíblica e as orações, mas agem com base em motivos egoístas, não estando verdadeiramente moti­vados a viver segundo os moldes da dimensão eterna. Isso nos mostra que frequentar a igreja apenas não é suficiente. Deus não está preocupado com nossa religiosidade e sim com nossa praticidade. O ativismo não impressiona a Deus e sim um coração contrito e pronto a obedecê-lo.

Que Deus nos ajude a vivermos um verdadeiro cristianismo.Na próxima semana estudaremos a parte 02 deste estudo.

Site: www.josiasmoura.wordpress.com

Rolar para cima