▶ Clique nos tópicos deste índice para navegar pelo texto
TogglePlano de Negócios, também conhecido como “plano empresarial” ou em inglês “business plan“, é um documento que especifica informações necessárias sobre os objetivos de um negócio e o passo a passo para que esses objetivos sejam alcançados, propiciando maior segurança para o empreendedor, empresa ou investidores.
Outra definição interessante sobre plano de negócio
É que este é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.
Um plano de negócios é feito geralmente por empreendedores, quando aparece alguma idéia ou a intenção de iniciar um negócio. Porém, o documento também pode ser utilizado como uma técnica de marketing. Este documento deve reunir informações sobre como o negócio é ou deverá ser, e deve conter uma representação do modelo de negócios a ser seguido.
Para entender melhor, vamos ver alguns exemplos comuns do dia a dia.
Ao pensar em construir ou reformar uma casa, preparar uma festa ou organizar uma viagem, é preciso fazer um planejamento de negócio, com bastante cuidado e atenção. Ou seja, tanto a construção ou a reforma da casa, a festa e a viagem não vão acontecer apenas pela vontade, mesmo que você sonhe diariamente com isso. Quando se idealiza algo assim, é preciso construir um passo a passo e planejar cuidadosamente para que se torne realidade. Pensar é fácil, mas planejar e realmente fazer acontecer é difícil. Por isso que o Plano de Negócios é tão importante.
Imagine a sua viagem dos sonhos. Para que ela realmente aconteça e não fique apenas no pensamento, é preciso escolher o local a ser visitado, o tempo de viagem, calcular quanto tempo irá gastar, pesquisar hotéis, comprar passagens, arrumas as malas, pesquisar sobre a cultura do local, entre muitas outras coisas. Se apenas para fazer uma simples viagem já precisamos dedicar tanto tempo e fazer tantas coisas, imagine então quando o desejo é de abrir um negócio.
Por isso, o plano de negócios pode ser utilizado como um guia, para adicionar informações detalhadas sobre o seu ramo de atuação, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, ajudando a melhorar a efetividade da sua ideia e na gestão da empresa.
Diferença entre Plano de Negócios e Plano de Vendas:
Apesar dos nomes parecidos, existem uma diferença entre um plano de negócios e um plano de vendas.
Como já explicamos aqui no curso, o Business Plan, ou Plano de Negócios, é um documento que reúne informações do negócio. Pode ser utilizado tanto no começo de uma empresa, para orientar as principais ações estratégicas, como também para delinear as metas e objetivos do crescimento de uma empresa já existente. Neste documento são adicionados os planos estratégicos, planos de recursos humanos, planos financeiros, planos de produção, plano legal e o plano de marketing.
Já o Plano de Vendas ou Plano de Marketing, é um documento que complementa o Plano de Negócios. Ele é utilizado para reunir informações do ambiente onde a empresa está inserida, identificando tendências que possam ajudar no crescimento, e também barreiras que possam prejudicar, além de detalhar as ações necessárias para que os objetivos de marketing sejam alcançados. Para simplificar: o plano de vendas sempre mostra onde a empresa está, para onde vai e como vai chegar lá.
E empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido. Para você organizar suas ideias é que foi criado o PLANO DE NEGÓCIO. Nesta viagem ao mundo dos empreendedores, o plano de negócio será o seu mapa de percurso.