Estudo da quinta feira. Tema: Páscoa é nova vida.

PÁSCOA É NOVA VIDA

Quebra gelo: Você sabe o significado da Páscoa?

Texto: 1Coríntios 5.7

Introdução – Páscoa é tempo de alegria e celebração! Cristo vive! Vamos relembrar e festejar a ressurreição de Jesus Cristo, que nos deu vida através da sua vida. O apóstolo Paulo disse: “Porque a nossa Festa da Páscoa está pronta, agora que Cristo, o nosso Cordeiro da Páscoa, já foi oferecido em sacrifício” (1Co 5.7-NTLH). Vamos relembrar o sentido da Páscoa.

1 – A ORIGEM DA PÁSCOA – Êxodo 12.1-4 – Êxodo 12.21-27

A origem da Páscoa se deu na saída do povo de Deus do Egito. A palavra Páscoa vem do hebraico “Pesach” que significa “passagem”. O anjo da morte passou pelo Egito e quando via a marca do sangue do cordeio nas portas dos hebreus, ele não entrava, ele passava por cima, ou seja: passava sobre aquela casa poupando a vida de seus primogênitos (Êx 12.14). Páscoa fala de libertação, de resgate e salvação. Os poupados da morte tiveram a chance de uma nova vida. Hoje somos salvos porque um dia Jesus derramou seu sangue por nós. A Bíblia diz que a vida está no sangue (Lv 17.11). Através do sangue de Jesus passamos da morte para a vida. Nós temos a marca do Sangue! Temos a marca da vida! Páscoa é nova vida!

2 – CRISTO O NOSSO CORDEIRO PASCAL – João 1.29 – Isaías 53.7

Para o rito da Páscoa, o cordeiro do sacrifício precisava ser sem defeito, macho de um ano (Êx 12.5), e, no ato, não poderiam quebrar nenhum osso (Êx 12.46). No sacrifício de Jesus nenhum de seus ossos foi quebrado (Sl 34.20). Na saída do Egito o sangue do animal seria aspergido nas vergas e em ambas as ombreiras das portas das casas (Êx 12.7), para que os primogênitos, tanto das pessoas quanto dos animais não fossem mortos. O cordeiro morreria no lugar deles. Da mesma forma, Jesus morreu no nosso lugar. A marca na porta foi um ato profético, o sangue nas ombreiras (vertical) e nas vergas (horizontal) representavam a Cruz do Calvário. João Batista confirmou isso ao olhar para Jesus e dizer: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” Jesus é o nosso Cordeiro Pascal que morreu para nos dar uma nova vida! Páscoa é vida!

3 – PÁSCOA É NOVA VIDA – 1Coríntios 5.6-8 – 2Coríntios 5.17

Quase todos os ídolos do Egito eram semelhantes a animais com feições humanas. A morte dos primogênitos egípcios, incluindo os animais, trouxe total derrota aos seus deuses pelo Deus dos hebreus. Da mesma forma, Jesus trouxe total derrota a Satanás em prol da libertação de Seus filhos. “….e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz” (Cl 2.12-15). Cristo foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação (Rm 4.25). A ressurreição de Cristo é a nossa vitória. Ao ressuscitar, fomos ressuscitados com Ele. A Bíblia diz: “Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa” (1Co 5.7). Faraó tipifica Satanás e o Egito o mundo, portanto, agora que fomos libertos dos nossos delitos e pecados pelo poder do sangue de Jesus (Ef 2.1-5), devemos viver uma vida de santidade, para que o fermento do pecado não venha contaminar-nos novamente. Páscoa é nova vida!

Conclusão – Páscoa é vida, é ressurreição, é a vitória sobre a morte. Jesus Cristo ressuscitou! O túmulo está vazio, mas o Trono ocupado! Jesus reina! Aleluia! Com muita alegria, vamos celebrar a Páscoa. Jesus vive entre nós, ou melhor, dentro de nossos corações. Em Cristo Jesus fomos libertos das garras do diabo e hoje vivemos vitoriosamente uma nova vida!

Rolar para cima