Estudo para a quinta. Tema: Josafá, um exemplo de superação

JOSAFÁ, UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO

Quebra-gelo: Você já foi surpreendido por uma situação grave?

Texto: 2Crônicas 20.1-3

IntroduçãoTodos nós estamos sujeitos a situações inesperadas que fogem do nosso alcance.  Com o rei Josafá não foi diferente ao ser surpreendido por um terrível ataque inimigo. Quando recebeu a notícia, temeu grandemente, buscou ao Senhor e proclamou um jejum em toda a nação. Judá estava despreparada para um confronto militar daquela proporção. Vejamos algumas lições que aprendemos aqui:

1 – JOSAFÁ RECONHECEU A DEPENDÊNCIA DO SENHOR – 2Cr 20.4-12

Judá estava limitada a um pequeno exército e humanamente seria impossível resistir ao ataque. Porém, o rei reconheceu a grandeza de Deus, declarou os poderosos feitos do Senhor para com seu povo e fez menção de que estava debaixo das bênçãos prometidas aos descendentes de Abraão “teu amigo”. Josafá ainda faz uma admirável declaração de fé ao dizer: “Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti” (2Cr 20.12).

2 – O SENHOR ATENDE SEU POVO E PROMETE LIVRAMENTO – 2Cr 20.13-17

Judá obedece e em peso se une em oração e jejum. Então se levanta da parte do Espírito do Senhor o profeta Jaaziel, cujo nome significa “Deus vigia sobre mim”, e traz uma tremenda palavra de consolação divina, refletida e preservada no Salmo 83. O Senhor diz: “não temais, nem vos assusteis por causa dessa grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus”. Em seguida, dá as orientações claras e específicas ao seu povo. São nesses momentos que o Senhor vem e age para nos levar a superar os limites da lógica e da capacidade humana.

3 – O SENHOR REVERTEU O PROBLEMA EM BÊNÇÃOS – 2Cr 20.18-30

Numa atitude de reverência, confiança e gratidão antecipada, o rei e o povo se prostram diante de Deus e os levitas começam a louvar ao Senhor em alta voz, sobremaneira. Na manhã seguinte, Josafá e Judá se preparam para encontrar os inimigos. Antes de saírem, o rei se dirige a todos e diz: “Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis”. A linha de frente do exército não era liderada por soldados, mas por adoradores que cantavam e louvavam ao Senhor. Foi nesse momento que o milagre começou, os inimigos atacaram uns aos outros e ao chegarem no local da batalha viram apenas corpos e uma grande quantidade de riquezas que haviam deixado. Eram tantos bens que levaram três dias para recolherem tudo. O que parecia ser um problema insolucionável, Deus reverteu em bênçãos.

Conclusão – A história de Josafá é um exemplo de superação. Vamos aplicar estas lições preciosas e no fim agir como o povo de Judá, fazer uma grande festa de celebração da vitória por servirmos um Deus que nos faz viver superando limites. Creia em Deus e nos seus profetas!

Rolar para cima