Expondo o Livro de I Timóteo – Capitulo 2
I. O lugar da oração na igreja local (2:1–8)
Nos capítulos 2—3, Paulo discute o ministério público da igreja e os diferentes papéis que os membros da igreja devem desempenhar. O capítulo 1 lida com o ministério da Palavra, e nesse capítulo a ênfase é a oração. Esses são os dois principais ministérios na Igreja local: a Palavra de Deus e a oração (At 6:4).
É importante a igreja ter um ministério equilibrado da Palavra de Deus e da oração. A Palavra instrui a igreja, e a oração a inspira a obedecer à Palavra. A igreja que tem muito estudo bíblico e pouca oração tem “muita luz, mas pouco fervor”. Ela é ortodoxa, mas fria! O outro extremo é a igreja que tem muita oração e entusiasmo religioso, mas pouco ensino da Palavra; esse tipo de igreja produz pessoas com fervor, mas sem conhecimento.
A. A importância
A oração encabeça a lista de Paulo. A igreja local não ora porque se espera isso dela, mas porque isso é vital para a vida dela. O Espírito Santo opera na igreja por meio da oração e da Palavra do Senhor (1 Ts 2:13; Ef 3:20-21). A igreja que ora tem poder e causa um impacto duradouro a favor de Cristo. No relato de Atos, observe como os crentes derrotaram os inimigos quando se voltaram para a oração. Paulo exorta-nos a orar — a oração é importante!
B. A natureza
A oração das igrejas deve incluir: (1) súplica, ou seja, contar a Deus suas necessidades; (2) orações, cujo sentido é culto e adoração; (3) intercessão, pedidos a favor de outros; e (4) ação de graças ou agradecimento pelo que Deus fez. Veja Filipenses 4:6 e Daniel 6:10-11. Claro que temos de orar pela família da igreja, mas não devemos parar por aí: “todos os homens” (v. 1) precisam de nossas orações.
C. O objetivo
O versículo 2 sugere que a oração ajuda a manter a paz na sociedade. Deus domina e protege sua igreja de homens perversos, quando os cristãos oram por seus governantes. O versículo 3 indica que a oração, acima de tudo, agrada a Deus e glorifica a Cristo. Se oramos apenas em busca da satisfação para nossas necessidades, temos uma visão inferior da oração. Claro que devemos orar pelo perdido (vv. 4-7). Cristo morreu por todos os homens, e Deus quer que todos sejam salvos (veja 2 Pe 3:9), por isso o Espírito guia o crente para que ore pelos perdidos.
D. A condição
O versículo 8 estabelece três condições para a oração coletiva na igreja local: (1) “sem ira” — amem uns aos outros; (2) “mãos santas”, isto é, vida pura e obediente; e (3) fé. Veja Marcos 11:20-26. Os homens devem liderar o ministério de oração da igreja.
II. O lugar da mulher na igreja local (2:9-15)
Para compreender estes versículos, devemos entender o contexto em que Paulo e Timóteo trabalhavam. Na cultura judaica do primeiro século, não era permitido que as mulheres estudassem. Quando Paulo disse que as mulheres deveriam aprender “em silêncio, com toda a submissão”, estava lhes oferecendo uma nova e surpreendente oportunidade. Paulo não queria que as mulheres efésias ensinassem, porque ainda não tinham conhecimento ou experiência suficiente.
A igreja de Éfeso tinha um problema particular com os falsos mestres. Evidentemente as mulheres eram especialmente suscetíveis aos falsos ensinos (2 Tm 3.1 -9) porque ainda não tinham conhecimento bíblico suficiente para discernir a verdade. Além disso, algumas mulheres estavam aparentemente ostentando sua nova liberdade cristã vestindo roupas impróprias aos costumes da época (2.9). Paulo estava dizendo a Timóteo para não colocar alguém (neste caso. as mulheres) que ainda não fosse maduro na fé, em uma posição de liderança (ver 5.22). O mesmo principio se aplica às igrejas hoje (ver 3.6).
Paulo, como já dissemos anteriormente, nada tem contra as mulheres. Ele apenas quer enfatizar aqui o princípio da liderança (veja Ef 5:22ss; 1 Co 11:1-6).
Vejamos aqui mais algumas recomendações feitas pelo Apóstolo àquelas mulheres:
A. Modéstia (v. 9)
Paulo não diz que a mulher cristã deve usar roupas antigas e sem estilo! Não, ele enfatiza que a pessoa interior é mais importante que a aparência exterior (1 Pe 3:1-6). A aparência modesta glorifica a Cristo; os estilos extremos salientam apenas a pessoa e fazem com que o cristão pareça mundano. O crente pode ser moderno e modesto. O mais importante na mulher é ela procurar adequar sua vida interior ao caráter de Cristo.
B. Pureza
Elas “professam ser piedosas”. Piedosa é uma das palavras preferidas de Paulo (veja 2:2,10; 3:16; 4:7-8; 6:3,5-6,11; 2 Tm 3:5; Tt1:1). Claro que o termo “piedosas” é apenas uma forma resumida de “semelhança com Deus”.
C. Atividade
Ela faz boas obras (v. 10). Mais adiante (5:11-14), Paulo adverte sobre mulheres ociosas que vagueiam de casa em casa e dão oportunidade a Satanás para levá-las a pecar. A melhor forma de a mulher cristã pregar é com sua vida.
D. Humildade
Em 1 Coríntios 14:34-40, Paulo amplia essa ordem. Satanás pode pôr o pé na igreja local por intermédio de alguma mulher sincera, mas mal orientada, da mesma forma que Eva o deixou pôr o pé no Éden. (O homem mal orientado também pode ser um problema; veja 1 Tm 1:20.) Paulo instrui as mulheres a ser submissas as tradições culturais da época quando a igreja local se congrega. Elas devem esclarecer qualquer dúvida que tenham em casa, com seu marido, em vez de interromper a reunião.
Paulo fundamenta essa regra em sólidas fundações doutrinais: Adão foi criado primeiro e tinha precedência sobre Eva. (Veja 1 Co 11:8-9.) A autoridade está determinada no próprio curso da natureza, e abrimos a porta para a confusão quando violamos esse princípio. Em parte, os problemas e a carnalidade da igreja coríntia deviam-se ao fato de que nem homens nem mulheres submetiam-se à Palavra de Deus.
Paulo apresenta um segundo motivo para esse princípio: Satanás acha mais fácil enganar as mulheres que os homens (v. 14; veja também 2 Co 11:3). Satanás enganou Eva, e ela pecou. Talvez ela não se entregasse às mentiras de Satanás, se Adão estivesse ao seu lado, protegendo-a. Adão pecou de forma consciente, pois escolheu ficar ao lado da esposa (agora uma pecado- ra) a andar com Deus.
No versículo 15, a expressão “missão de mãe”, provavelmente, refere-se à maldição de Gênesis 3:16; em outras palavras, a mulher piedosa não sofrerá perigos ao dar à luz. Algumas pessoas entendem que essa expressão se refere ao nascimento de Cristo, já que no original grego consta “por meio do parto”, ou seja, uma criança muito especial. No entanto, é provável que o primeiro sentido seja o melhor; veja também 5:14. As mulheres grávidas que seguem a vontade do Senhor podem reivindicar essa promessa.
Na próxima semana continuaremos. Procure ler os capítulos da carta de I Timóteo com antecedência.
Estes estudos da EBD estão d
isponíveis na página da Igreja Betel Geisel.
Link: http://igrejabetelgeisel.hospedanet.info/escola-dominical.html