REFERÊNCIA BÍBLICA: “Não pensem que vim abolir a lei ou os profetas; não vim abolir, mas cumprir” (Mateus 5.17).
EXPOSIÇÃO DO TEXTO: ao ser interrogado sobre a lei, Jesus nos deixa claro que Ele veio ao mundo para cumpri-la; Seu exemplo é inspiração para todos nós.
DISCUSSÃO:
1 – Qual a diferença entre servo e escravo?
2 – Você já teve a oportunidade de servir alguém? Compartilhe.
OBJETIVO: ser desafiado a ser um servo, seguindo o exemplo de Jesus.
CONTEXTO: vivemos a era do egocentrismo, cada um pensando o que é melhor para si mesmo, custe o que custar. Sinais dos tempos, pois é exatamente contrário aos ensinamentos deixados por Jesus.
Em Mateus 20, Ele nos deixou o seguinte ensinamento: “Jesus os chamou e disse: ‘Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos’” (Mateus 20.25-28).
Ele foi o maior exemplo de servo que já passou pela terra, indo contra tudo e todos. Ele nos ensinou o verdadeiro significado de servir: “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos” (Marcos 10.45). Ele serviu a ponto de entregar a própria vida por nós. Hoje nosso desafio está na contramão do mundo, em nos doarmos, nos dispormos e servirmos ao nosso próximo.
Com pequenas atitudes demonstramos o quão é importante servir, seja ajudando no serviço de casa, ajudando algum vizinho a carregar as sacolas de supermercado, participando dos mutirões de limpeza da igreja. Servir é agir, amar com atitudes, ações. Enfim, é um desafio que nos aproxima de Jesus e Seu caráter.
CONCLUSÃO: servir é uma excelente maneira de levar o amor de Deus para aqueles que nos cercam. Assim, faremos a diferença em nossa casa, trabalho, igreja, impactando a vida dos que nos cercam, fazendo-os compreender a beleza de ser Igreja e entregar a vida a Jesus como único e suficiente Senhor e Salvador.
APLICAÇÃO: Onde você mora, na sua casa, em sua rua, no seu prédio, promova uma ação que demonstre a atitude de serviço. Esforce-se para que as pessoas vejam Cristo em seu modo de agir e pensar. Que outros te vejam como servo.