Como preparar o louvor congregacional

COMO PREPARAR O LOUVOR CONGREGACIONAL

1. Qualidade do dirigente

  1. Dirigir o louvor é um ministério específico. Nem todos têm esta habilidade. Em geral, alguns pastores não têm esta capacidade específica. Sendo assim, eles deveriam encontrar alguém na congregação, que possua este dom e deixarem a liderança desta área com esta pessoa.
  2. Ser um adorador. É necessário que alguém que leve outros à adoração tenha anteriormente exercido a prática da adoração em toso os seus requisitos. Sua vida pessoal deve ser coerente com o que ele fala e prega nos momentos de louvor congregacional.
  3. Maturidade espiritual. É preciso ser uma pessoa equilibrada emocional e espiritualmente. Tenha uma vida comprometida com Deus, mantendo a leitura da Bíblia e a oração práticas regulares em sua vida. A sua comunhão com Deus, o ajudará a discernir o que o Espírito Santo quer que ele transmita à congregação. Ele deve ser um exortador, alguém que possa motivar e animar os crentes.
  4. Humildade genuína. Um bom dirigente sempre busca "esconder-se atrás da cruz". O centro do louvor é Cristo. Ao invés de focalizar a atenção das pessoas em si mesmo, o dirigente do louvor deve sempre buscar focalizar a atenção na pessoa de Cristo.
  5. Preparação em oração. Antes do culto, o dirigente deve passar algum tempo sozinho em oração. Durante a semana deve estar em oração, para receber a orientação do Espírito Santo sobre qual tema abordar no louvor.

2. Preparando o louvor

  1. Se possível, entrar em contato com o pregador para verificar o tema da pregação. Ex.: Ansiedade, Graça de Deus, Perdão, etc.
  2. Decidir se o louvor terá como tema o mesmo assunto da pregação ou outro tema paralelo.
  3. Escolher as músicas de acordo com o tema pré-estabelecido. Num tempo de aproximadamente 30 minutos de louvor não colocar mais do que duas músicas desconhecidas. Variar os tipos de músicas. Usar salmos, hinos e cânticos.
  4. Dosar músicas lentas e rápidas.
  5. Se possível, abrir espaço para compartilhar e orar.
  6. Não confundir ministração com pregação. Fale pouco.
  7. Dirigir o louvor, é como se fossemos um guia turístico. Levamos o povo a experimentar o gozo da ante-sala dos céus. É preciso levar o povo a meditar sobre as letras das músicas. Enfatizar que o louvor não se limita a um tempo de música, mas sim, a um estilo de vida diário.
  8. Louvor sem unidade não existe. Devemos toma cuidado com a maneira de conduzir o louvor, de acordo com a igreja e com o público presente.
  9. Ensine todas as maneiras e formas de expressão que a Bíblia nos autoriza usar. Não manipule o povo à alguma delas.
Rolar para cima