Estudo Bíblico para o encontro de Homens, mulheres e Jovens. Tema: O segredo será revelado

▶ Clique nos tópicos deste índice para navegar pelo texto

O segredo será revelado

Marcos 4.21-23

INTRODUÇÃO

Fazia parte da pedagogia de Jesus, empregar os vários exemplos ou figuras da vida cotidiana dos discípulos para ensinar verdades espirituais. No caso em tela, a lição tem a ver com o comportamento do crente. Lâmpada é símbolo de bom testemunho. Dessa forma, somos responsáveis por divulgar o evangelho de Cristo, mas nesse caso sem palavra, com o exemplo de vida. Quem vive no pecado, está em trevas, e geralmente busca ou se sente atraído por quem tem luz, talvez, foi por isso que Jesus declarou: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5.14); e, para irradiar essa importante luz, devemos nos adequar ao evangelho de Cristo.

PROPOSIÇÃO: O verdadeiro cristão deve ser neste mundo como uma coluna de bronze polida, refletindo o brilho de Cristo.

 I- A CANDEIA DEVE FICAR NO VELADOR.

-A candeia em destaque era uma pequena vasilha com formato de um vaso com bico, em que se armazenava azeite, havia também um cordão torcido, que se projetava para fora e neste acendia-se o fogo. A palavra grega empregada aqui para candeia é luchnos, e nos revela que talvez Jesus tivesse em mente um pequeno menoráh ou lâmpada usada na festa de hanukkah, que normalmente era acesa para louvar a Deus na Festa da Dedicação (veja João 10.22).

-Quem recebe a Cristo como Senhor e Salvador, é feito ou transformado – pelo Espírito Santo – em uma tocha, ou “farol” em suas poderosas mãos (veja Provérbios 20.27). Nas Escrituras, Deus é conhecido como fogo consumidor (Hebreus 12.29) e também “Pai das luzes” (Tg 1.17), isto significa que Ele é o autor da luz, em outras palavras, Nele o brilho e a luminosidade são perfeitos, pois sua beleza de caráter é absoluta, total e plena. Tiago diz que Deus “nos gerou” (1.18), e isto significa literalmente que Ele nos “deu à luz”, nos tirou das trevas, nos iluminou ou acendeu.

-Dessa forma, em Cristo nós somos uma bela lâmpada, mas para brilhar, toda lâmpada precisa ser continuamente reabastecida! Por essa razão, Deus nos oferece o “azeite celestial” ou seja, o Seu glorioso Espírito Santo, Aquele que infunde ou faz fluir por meio de nós a mais poderosa energia do céu (veja Mateus 25.1 -13). O crente não tem luz própria, mas reflete a luz que vem do “Sol da Justiça”, que é Cristo, o nosso Senhor.

-Está escrito que a candeia deve ficar no velador, isto é, em um lugar de destaque, para que o seu brilho seja apreciado por todos. O crente deve permitir que a luz de Cristo brilhe em sua vida, para que os perdidos “enxerguem” o caminho, a porta (veja João 10.9), e para que entrem no Reino de Deus e sejam salvos.

-Quem já está aceso precisa colocar-se ou se manter firme no velador de Deus! O Espírito nos diz: Aproveite cada oportunidade que Deus lhe dá para brilhar e brilhe por meio de bons atos (ajuda ao próximo: socorro, abraço, um prato de sopa etc.) e palavras (pregação do evangelho, testemunhar, compartilhar as bênçãos de Deus, aconselhar etc.).

II- “POIS NADA ESTÁ OCULTO (…) SENÃO PARA SER REVELADO” (V. 22).

-A palavra oculto no original grego é kryptós, e significa escondido, totalmente oculto da vista humana. O que será que está oculto? O versículo 11 fala do mysterion, ou aquilo que o homem não pode conhecer à parte da palavra revelada nas Escrituras (veja Mateus 13.11). Jesus é o maior segredo de Deus, que veio para ser revelado. Primeiro para os judeus (foi inicialmente oculto dos gentios) e depois para o mundo inteiro.

-No versículo 23 e 24, lemos: “Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. Então lhes disse: Atentai no que ouvis”. Isto nos mostra uma grande verdade, que Jesus busca ouvintes atentos, pois Deus somente irá revelar seus segredos àqueles que dão ouvidos à Sua palavra, que estão realmente interessados no Seu ensino (veja Mateus 13.10-17). Um segredo não é exposto abertamente! Há inúmeros segredos no mundo espiritual (Mateus 28.20b), e somente os mais consagrados o percebem e compreendem.

-Aprendemos aqui, que o que recebemos de Deus, às vezes “sussurrado no ouvido”, devemos pregar em voz alta sobre os telhados deste mundo (veja Mateus 10.27), e para isso precisamos usar todos os meios possíveis para espalhar as boas novas em Jesus Cristo. De outro lado, não podemos permitir que o brilho de Cristo em nós seja apagado, ou que se tome nulo por meio de maus testemunhos ou de uma vida religiosa apenas aparente.

CONCLUSÃO

O contrário exato de escândalo ou mau testemunho são aqueles atos ou palavras corretas, boas que manifestamos com a preciosa ajuda do Espírito Santo. Nesta parábola, Jesus conclama Seus verdadeiros discípulos a colocar suas vidas (candeias) no velador, em destaque no seu lugar de convívio: trabalho, escola, vizinhança etc. Como testemunhas vivas (acesas) de Sua obra salvadora. Nenhuma bênção divina é só para nós, nunca deveríamos esconder o que Deus tem feito. Veja, no livro de Marcos, o maravilhoso exemplo do ex-endemoninhado (5.18,19; cf. Atos 4.20).


[googleapps domain=”docs” dir=”forms/d/e/1FAIpQLSf48_abeROh27Hu6pbadrGo3_PtucsUXWEzYTkL1eZa8gWMQg/viewform” query=”embedded=true” width=”100%” height=”1000″ /]

Rolar para cima