Estudo da quinta. Tema: Vida abundante

VIDA ABUNDANTE

Quebra gelo: Imagine-se num dia calor ensolarado e você com uma sede tremenda. De repente alguém lhe serve um copo com água fresquinha. Você já passou por isso? O que aconteceria se não lhe servissem a água? Você já ouviu a frase que diz: “água é vida” ?

Texto: Joao 10.10

Introdução – A missão redentora de Cristo, diz o apóstolo João, foi dar vida, e vida em abundância. Essa abundância não significa apenas longos anos de vida, prosperidade terrena, vida de sucesso ou algo relacionado a este mundo. A vida em abundância é muito mais que isso! Vida em abundância é desfrutar desde já a comunhão e o gozo da presença do Espírito Santo em nossas vidas. Assim sendo, como ter? Como desfrutar? O que fazer com a vida abundante?

1 – CRER PARA TER VIDA – João 3.16 – João 11.25-26 – Atos 16.31

Quantos se iludem com a vida terrena achando que nela está toda alegria, toda realização. A realização da vida não está aqui, mas na vida futura prometida pelo Senhor. Esta vida futura é o céu, lugar de gozo que Jesus foi preparar para nós (Jo 14.1-3). Desde o primeiro século os cristãos sofreram pressões e perseguições. O apóstolo Pedro escreveu aos irmãos espalhados por cinco diferentes províncias romanas da época. Aos eleitos de Deus. Eles estavam sendo santificados e nutridos por uma viva esperança. E dentre as palavras de conforto e força ele disse: “A quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória” (1Pe 1.8). O que significa essa alegria indizível e cheia de glória? De onde ela procede? Como ela se manifesta? Qual é a sua força? Essa alegria é a expressão da presença manifesta de Deus no meio do seu povo. “Na sua presença há plenitude de alegria” (Sl 16.11). É uma alegria diferente da que o mundo dá, porque ela procede do céu e não da terra. Só quem tem Jesus sabe, porque não existem palavras suficientes para explicá-la.

2 – DO SEU INTERIOR FLUIRÃO RIOS DE ÁGUA VIVA – João 7.37-39

Só quem já sentiu muita sede sabe o quanto a água faz falta. Jesus estava em uma festa e no último dia se levanta e exclama: “Quem tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz as Escrituras, do seu interior fluirão rios de água viva”. Anteriormente, o Mestre já havia feito esta afirmação à mulher samaritana lá no poço de Jacó, Jesus disse a ela: “Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (Jo 4.13-14). Esta fonte é o Espírito Santo, que é como um poço de satisfação, que limpa e traz paz com suas águas cristalinas. Só quem recebeu Jesus em seu coração consegue desfrutar desse fluir do Espírito Santo em sua vida e viver uma verdadeira vida abundante. Como está o seu coração?

3 – FARÃO OBRAS MAIORES AINDA – João 14.12-14

Quão linda é esta promessa feita pelo nosso Senhor Jesus aos seus discípulos. É tremendo saber que o desejo de Jesus é que todos os seus filhos façam não somente as mesmas obras que ele fazia, mas, outras maiores ainda. Estas obras falam não apenas da conversão de almas a Cristo, mas, também da operação de milagres. Logo após a assunção do Senhor Jesus, os discípulos já começaram a provar desta maravilhosa promessa e ela é válida ainda hoje. Porém, o segredo é estar cheio da presença do Espírito Santo. Ele é o Poder de Deus que opera o sobrenatural através de nós (Ef 3.20). Quem tem uma vida abundante está cheio do Poder de Deus para realizar tais obras. Você crê nisso?

Conclusão – Para aqueles que creem, Jesus prometeu dar-lhes vida e vida em abundancia.  Vida, é ir da terra para o céu. Vida abundante é trazer o céu para a terra. É desfrutar de uma vida de gozo e paz através da comunhão com o Senhor. Uma “vida abundante” não significa uma vida fácil, mas uma vida feliz porque do seu interior fluirão rios de água viva. Portanto, quem tem uma verdadeira vida abundante está cheio do Espírito Santo de Deus. Você tem uma vida abundante?

Compatilhe esta informação:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram
Imprimir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *