Estudo: O QUE ESTA EPIDEMIA ENSINA A NÓS CRISTÃOS – Encontro de homens, mulheres e jovens

O QUE ESTA EPIDEMIA ENSINA A NÓS CRISTÃOS

Texto Base: Romanos 8:28

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o coronavírus como uma pandemia e a previsão é que a coisa pode piorar e piorar. Governos estão fechando as fronteiras, restringindo voos, declarando estado de emergência e impondo restrições para tentar impedir o avanço da doença. Sem falar no prejuízo financeiro enorme que isso vem causando.

No entanto, um dos ensinamentos mais importantes que o cristão jamais deve esquecer é que nada foge do controle de Deus. Lembre-se que a Bíblia, em Lucas capítulo 21 e versículo 11, adverte sobre esses acontecimentos: “Haverá grandes terremotos, fomes e epidemias em vários lugares e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu”.

O que estamos vendo já estava previsto para os últimos tempos, mas em Mateus 24 e versículo 6, Jesus diz que não devemos nos assustar, “porque é necessário que essas coisas aconteçam”. Ele diz ainda que isso acontecerá antes de Seu retorno para buscar a Igreja, o que todos esperamos ansiosamente. Maranata!

Não estou dizendo que a situação atual não causa preocupação. Seria leviano de minha parte afirmar que não devemos nos precaver. Porém, digo que isso deve estar acompanhado de serenidade. Pânico não é bom e não leva a nada.

 

Não devemos viver sob o domínio do medo

Todas as crises que enfrentamos neste mundo, seja qual for o seu nível, devem ser encaradas com fé e coragem. Entrar em desespero demonstra que nossa confiança em Deus está abalada e que não estamos olhando a situação da maneira correta.

Em 2 Timóteo no capítulo 1 e versículo 7, a Bíblia diz: “Pois Deus não nos deu um Espírito que produz temor e covardia, mas sim que nos dá poder, amor e autocontrole”.

As Escrituras também ensinam que Deus é o nosso refúgio e fortaleza (Salmos 46.1), o que demonstra o tamanho do Seu poder para nos proteger e nos assegurar vitória em meio aos enormes problemas que temos de enfrentar nesta vida.

De nada adianta entrarmos em pânico e acabar piorando ainda mais a situação que já é delicada. Algumas coisas podem nos deixar confusos, crises podem provocar preocupação e levantar dúvidas em nossa mente, mas o Senhor não se abala.

Estamos em tempos difíceis em todo o mundo, o medo está aumentando e o desespero vem se tornando cada vez mais evidente. É por isso que, como crentes em Jesus Cristo, devemos ser instrumentos de boas notícias. Devemos anunciar a esperança de um Reino de perfeita paz.

“Não fique ansioso por nada, mas em todas as situações, por oração e petição, com ações de graça, apresente seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que transcende todo entendimento guardará seus corações e suas mentes em Cristo Jesus ”(Filipenses 4.6-7).

 

Deus é soberano

A Bíblia diz que Deus está assentado no seu trono. Os reinos se abalam, os governos caem, os homens entram em desespero, mas o Todo Poderoso permanece inabalável. É por isso que devemos depositar toda a nossa confiança nEle, sabendo que nada pode impedir o Seu agir.

Problemas de proporções tão grandes podem nos deixar desequilibrados, causam preocupação e trazem muitas coisas negativas. Eu poderia dizer para você se prevenir da melhor forma, estocar alimento, comprar remédios, encher sua despensa, estocar álcool gel, mas nada disso te daria esperança.

Ao invés de te trazer mais preocupação, quero que pense em como o Senhor mantem o controle sobre tudo isso que está acontecendo. Você precisa se cuidar, se precaver e evitar o contágio pela doença, mas jamais deve permitir que isso vire pânico descontrolado.

 

Não esqueça que há uma epidemia espiritual que ainda assola o homem.

Não esqueçamos que este é um vírus que atinge corpo, porém, Jesus nos advertiu: “Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma” (Mt 10,28). Aqui Jesus revela-nos que há um mal maior. Podemos dizer que há um vírus espiritual que está na humanidade desde Adão e Eva: os pacientes zero. Todos nós estamos infectados, sem exceção, e recebemos este vírus de nossos pais, como outros vírus que a mãe, quando grávida, pode passar para o seu filho.

Essa doença espiritual, à qual estamos infectados, é o pecado, e este trouxe a morte ao gênero humano; ao mesmo mundo que alardeia cada epidemia, e silencia quanto a este mal que assola a humanidade desde sua origem, e quando fala, é motivando-a a pecar.

Anda estamos todos doentes espiritualmente, infectados pela epidemia do pecado. Oremos muito mais por aqueles que ainda vivem sob o domínio de seus pecados para que se arrependam e voltem-se a Deus e peçamos a Deus por forças para que não sejamos abatidos e envergonhados pelos nossos próprios pecados.

Faça você o maior bem que poderá fazer a si mesmo: um exame de consciência sincero. Arrependa-se e busque a reconciliação  com Deus, e fique firme até Jesus voltar ou até o seu último dia, pois, apesar de nos curar perfeitamente do pecado, nossa realidade humana é fraca, e nós o pecamos, várias vezes, em nossa caminhada. Mais do que um simples resfriado, somente uma vida santa irá nos prevenir da tragédia, que é a segunda e definitiva morte.

Que Deus nos abençoe e ajude!

Rolar para cima