Estudo para encontro de homens, mulheres e jovens. Tema: ALVOS A SEREM ALCANÇADOS NA CAMINHADA COM CRISTO – PARTE 01

ALVOS A SEREM ALCANÇADOS NA CAMINHADA COM CRISTO – PARTE 01

Palavra ministrada no culto de Ano Novo na Igreja Betel Geisel

Filipenses 2:1: “Por estarem unidos com Cristo, vocês são fortes, o amor dele os anima, e vocês participam do Espírito de Deus”.  NTLH

INTRODUÇÃO

Os cristãos de Filipos fizeram tudo que podiam para ajudar Paulo em seu ministério, ajudando-o a pregar o evangelho em muitas regiões do império Romano. Quando o apóstolo precisava de ajuda, os cristãos de Filipos a enviavam. Anos mais tarde, quando estava preso, novamente estes cristãos socorreram o apóstolo, enviando um de seus membros, Epafródito, com a ajuda que era necessária para o apóstolo.

Mesmo preso, Paulo aproveita a oportunidade para escrever uma carta aos seus queridos irmãos de Filipos, agradecendo a ajuda que eles tinham enviado. Na sua carta, Paulo não somente agradece, mas aproveita para tratar dos problemas que estavam acontecendo naquela igreja.

Esta carta mostra o grande amor que o apostolo tinha por aquela igreja. Paulo então aproveita a ocasião de escrever a estes irmãos para incentiva-los a preservar o amor, a alegria, a confiança em Cristo, a unidade, e a prática da humildade, lembrando que eles deviam seguir o exemplo de Cristo.

Como cristãos precisamos estar unidos não apenas para enfrentar os grandes desafios que atingem a igreja moderna, mas também no dia a dia da igreja, precisamos estar juntos para mantermos o corpo de Cristo plenamente saudável.

Neste capítulo podemos tirar duas aplicações para os nossos dias.

Observamos neste texto O QUE TEMOS EM CRISTO E O QUE DEVEMOS LUTAR PARA ALCANÇAR EM CRISTO ATRAVÉS DA IGREJA.

 

O QUE TENHO EM CRISTO?

1)Em Cristo tenho força (v.1“…vocês são fortes…”)

Paulo passou por tempo tempos difíceis. Ele foi jogado na cadeia, surrado e ainda jogaram pedras nele. Ele foi roubado, enfrentou um naufrágio e passou fome. Algumas vezes, ele mal tinha roupas suficientes para manter-se aquecido. Por isso, Paulo sabia do que estava falando quando ele disse aos filipenses em 4:3: “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.”

Você tem o mesmo tipo de força em Jesus, não importa se você está numa situação diferente daquela de Paulo. Não importa se você não é um apóstolo ou um missionário vivendo na selva. Não importa se você acha que nunca terá de enfrentar as coisas que Paulo enfrentou. A verdade é que Paulo era forte porque Jesus vivia dentro dele, e o mesmo Jesus vive em dentro de você.

Isso significa que, assim como Paulo, você pode enfrentar tudo. Você pode enfrentar uma prova realmente difícil. Você pode chegar aos seus pais quando precisar pedir desculpas a eles. Você pode enfrentar os seus amigos ao fazer o que Deus quer, mesmo que não seja legal para eles. Você pode enfrentar o futuro mesmo quando você faz a mínima ideia do que vai acontecer. Apenas não tente fazer isso por si mesmo.

A força para enfrentar todas essas coisas vem somente de Jesus, ele fará você forte.

Aproprie-se da promessa em Isaías 40:31: “Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão”.

 

2)Em Cristo tenho o seu amor(v.1 “…o amor dele os anima…”)

O Pastor Rick Warrem diz que “Deus é amor. Ele não precisava de nós mas resolveu nos amar”.

Arrisco dizer que existe algo que é impossível para o Altíssimo: deixar de nos amar, de nos perdoar e de nos acolher. Ainda que nos precipitemos e nos afastemos, Ele nunca se esquecerá de nós. É lindo perceber que Deus Pai não nos escolhe pelo que fazemos. E que bom que é assim!

Mas a pergunta que devemos fazer aqui é: será que eu acredito que realmente Deus me ama? Será que sinto o seu amor em toda e qualquer situação? Será que sou capaz de sentir esse amor quando tenho perdas materiais, humanas, ou quando estou em meio ao sofrimento ou vejo alguém que amamos sofrer. Será que mesmo nestas circunstâncias sou capaz de manter a convicção que sou amado por Ele?

Ou você, apesar de se afirmar que Deus te ama, vive em cada situação, tentando adivinhar o que Ele sente a seu respeito?

  • Fui promovido no trabalho. (Deus me ama!)
  • Fui demitida injustamente. (Será que Deus me ama?)
  • Encontrei um bom relacionamento. (Deus me ama!)
  • Meu relacionamento não deu certo. (Por que Ele deixou isso acontecer?)
  • Recebi um aumento de salário. (Deus me ama!)
  • Roubaram o meu carro. (Será que fiz algo errado com Deus para merecer isso?)
  • Fui abençoada por uma amiga. (Deus me ama!)
  • Meu filho foi internado no hospital. (Por que Deus faz isso comigo?)

Nos bons momentos, tudo se torna fácil para termos a certeza do amor de Deus sobre nós, mas em momentos de adversidades, as convicções desse amor não se tornam tão certeiras assim.

O apóstolo Paulo de maneira perfeita diz: “Deus demonstra o seu amor por nós no fato de que, enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós” (Rm 5, 8). Enquanto ainda éramos pecadores Ele nos deu um amor incondicional. Enquanto éramos “distantes”, como o filho pródigo da parábola: “Quando ainda estava distante, seu pai o viu, teve compaixão…” (Lc 15, 20). Ele nos amou em todas as circunstâncias acima.

Meu querido, renove a sua convicção de que amado por Deus em toda e qualquer circunstância.

Deus já deu o primeiro passo de nos amar antecipadamente e incondicionalmente. Deus nos amou primeiro e isso não irá mudar.

 

3)Em Cristo sou um participante de seu Espírito (v.1 “…vocês participam de Espírito de Deus…”)

Em outras palavras Paulo esta dizendo aqui que somos praticantes da natureza divina.

Mas, o que significa ser um participante do Espírito de Deus?

Ser um participante da natureza divina significa dizer que algumas das características da natureza de Deus se tornam nossas – através de Sua obra criadora que Deus realiza em nós. Isso é maravilhoso porque passamos a participar de uma comunhão profunda com Deus, passamos a poder experimentar o agir de Deus em nós de forma nova e dinâmica.

Veja o que Pedro diz sobre sermos participantes de seu Espírito: em 2Pe 1:4: “…Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina”.

Participantes da natureza divina recebem em si o que chamamos de atributos comunicáveis de Deus e assim algumas características de Deus passam a existir em nós como sua bondade, misericórdia, amor, compaixão, santidade, etc.. Assim, nós vamos sendo moldados a cada dia na medida em que Ele comunica pelo seu Espírito suas qualidades ou atributos comunicáveis a nós.

 

NA PRÓXIMA SEMANA CONTINUAREMOS A ESTUDAR SOBRE O QUE DEVEMOS ALCANÇAR EM CRISTO

(Palavra ministrada no culto de Ano Novo)

Rolar para cima