Estudo para encontro de homens, mulheres e jovens. Tema: Firmes no dia mau

Firmes no dia mau

Referência Bíblica: Eclesiastes 7.1-29

Exposição do texto: a sabedoria de Eclesiastes nos mostra que precisamos aceitar que cada época tem suas características e lutas, e em todas elas há crescimento. Por isso não é sábio ficar lamentando o tempo que já passou. Deus sempre permite uma situação ruim para o nosso amadurecimento e crescimento.

Discussão:

Como você tem se preparado para viver o dia mau? Você reconhece que isso faz parte da condição humana ou vive como se fosse imune a ele?
Se você já passou por um dia mau? Que sentimento brotou em seu coração? Raiva de Deus por permiti-lo ou confiança em Sua soberania?
Objetivo: compreender que o sofrimento faz parte da condição humana. A sabedoria está em depender totalmente de Deus.

Contexto: ninguém gosta de falar de momentos ruins ou de dor. Ninguém gosta de falar de perda e dos dias maus. Contudo a condição humana também é marcada por momentos ruins, e fugir deles é totalmente inútil. Nos dias tristes aprendemos mais sobre a realidade da vida e suas limitações, e somos levados a refletir sobre como a vida realmente é.

A grande questão é: como lidaremos com o dia mau? Qual será nossa postura em dias difíceis e problemáticos? O homem de fé tem mais condições de suportar com segurança os dias difíceis, pois sabe que Deus nunca perde o controle. O Senhor permite tanto o dia bom quanto o dia mau, tanto a prosperidade quanto a adversidade. O desafio é confiar sempre no Senhor. A sabedoria aliada ao temor ao Senhor nos faz firmes e inabaláveis no dia mau, pois seremos como o homem que construiu a sua casa sobre a rocha. Confiança e dependência de Deus são essenciais e fazem toda a diferença nos momentos de luta, pois só Ele tem o controle absoluto e uma compreensão plena de tudo.

Todos estamos sujeitos a viver dias difíceis. Por isso Salomão incentiva a humildade e a simplicidade, pois não temos controle algum sobre o que nos sobrevirá. Aqueles que se consideram justos e sábios demais precisam se quebrantar, pois dias tristes vêm sobre todos, está acima das nossas forças. O mesmo vale para aqueles que vivem a praticar o mau. Reconheçamos que apenas o temor a Deus nos capacita a resistir no dia de angústia, por isso devemos ser humildes e confiantes nEle para ter a vida de forma verdadeiramente sábia e inabalável.

Conclusão: quem dera a nossa vida aqui na terra fosse marcada apenas pela alegria. Mas não é assim. O sofrimento faz parte da condição humana, e cabe a nós aprender com a sabedoria de Eclesiastes a lidar com o dia mau e permanecer firmes. A realidade do sofrimento não anula a soberania de Deus sobre as nossas vidas, mas a postura que adotamos diante desse quadro pode fazer toda a diferença.

Aplicação: Separe todos os dias um momento devocional com Deus e deixe que Ele te ensine a Sua soberana vontade tanto para os dias bons quanto para os dias maus. Ele tem planos maravilhosos para a sua vida e cuida de você em cada detalhe!

Rolar para cima