▶ Clique nos tópicos deste índice para navegar pelo texto
ToggleObjetivos a Serem Alcançados por um Atleta de Cristo
Texto: 1 Co 9.24-27
24 Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio. 25 Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre. 26 Por isso corro direto para a linha final. Também sou como um lutador de boxe que não perde nenhum golpe. 27 Eu trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado para que, depois de ter chamado outros para entrarem na luta, eu mesmo não venha a ser eliminado dela.
Introdução
Jogos Ístmicos (mais tarde conhecidos como olímpicos) eram disputados de três em três anos em Corinto.
As competições ocorriam a 13 km de Corinto, entre a faixa de terra entre esta cidade e a Grécia continental, no santuário do deus Posseidon, em um bosque de pinheiros consagrados a esta divindade, perto de seu templo datado do ano 690/650 a.C. e do templo de Melicertes. Posteriormente, estes torneios passaram a ser dedicados a Posseidon (responsável pelo império das aguas: mares, rios e fontes). Correspondia ao deus Netuno, reverenciado pelos romanos.
Nesses jogos haviam provas atléticas como corridas a pé, lutas corporais, lançamento de dardo e disco, corridas de cavalos, concursos dramáticos e musicais. As competições eram abertas a todos
Paulo muitas vezes usa a linguagem esportiva de seu tempo para ilustrar verdades espirituais que poderiam ser bem compreendidas por todos aqueles que estavam em Corinto vivenciando intensamente este ambiente de tantas competições.
Paulo usa a ilustração do atleta para que entendamos que devemos buscar alcançar objetivos em todas as áreas da nossa vida: espiritualidade, família, ministério, trabalho, profissão, estudos, etc. (Cristo deve ser o centro ao redor do qual giram todas as áreas de nossa vida).
Para se alcançar uma vida vitoriosa precisamos de proposito e disciplina. Paulo usou esta ilustração para explicar que a vida cristã demanda árduo trabalho, autonegação e preparação séria. Como cristãos, corremos a fim de obter nossa recompensa celestial. A disciplina essencial da oração, o estudo bíblico e a adoração nos equipa para correr com vigor. Não observe simplesmente das escadarias, nem tampouco trote um breve trecho cada manhã. Treine-se com diligência, pois seu progresso depende de você.
Vamos então a alguns objetivos que devemos alcançar como atletas de Cristo:
I) Corra com excelência, fazendo o seu melhor – v. 24
1Co 9:24 Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio.
Paulo menciona no verso 24 que embora muitos atletas tomem parte numa competição, somente um ganha um prêmio.
Vale aqui o princípio: Não corra como mero participante, corra como quem quer vencer!
Paulo recomenda: “…. corram de tal maneira que ganhem o prêmio”. Enquanto nos jogos antigos apenas um ganha o prêmio, aqui todos que correm como atletas de Cristo, com excelência e determinação podem ser ganhadores.
Mas como obter esta excelência? “A excelência pode ser obtida se você se importa mais do que os outros julgam ser necessário; se arrisca mais do que os outros julgam ser seguro, sonha mais do que os outros julgam ser prático, e espera mais do que os outros julgam ser possível” (Vince Lombardi). “Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito” (Aristóteles).
A busca por excelência nos faz alcançar o prêmio. Mas que prêmio é este? O prêmio é a salvação em Cristo, pelas boas novas, pelo evangelho. É a própria vida eterna com Deus nas moradas celestiais. É esse o alvo que Paulo fala, é Jesus, aquele que deu e restaura a vida.
II) Exerça controle próprio, disciplina e esforço intensos, e abstenha-se daquilo que não é necessariamente ilícito – v. 25
1Co 9:25 Todo atleta que está treinando agüenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre.
O que Paulo está enfatizando neste verso? Enfatiza o rigor dos treinamentos do atleta. Antes de competir, os atletas gregos se submetiam a um período de dez meses de rigoroso treinamento.
Milon, foi um celebre atleta grego que se destacou nas lutas antigas. Ele teria ganhado 12 competições nos jogos antigos. Seu treinamento era rigoroso e disciplinado.
Como atletas de Cristo precisamos cultivar algumas qualidades:
- Domínio.
- Disciplina, esforço (não se tem em mente nenhum esforço frouxo e sem entusiasmo).
- Treino adequado e rigoroso, perseverança.
- Determinação.
- Vigilância.
- Propósito.
Mas, qual é o grande alvo do atleta?
Os atletas antigos estavam em busca de um coroa corruptível. Quando venciam uma competição recebiam uma coroa de folhas de Louro, uma coroa que não durava muito. Essa coroa nos faz lembrar de uma glória que passa, que é apenas momentânea. Assim, são muitas das conquistas humanas: são breves e passageiras.
Mas qual é o grande alvo daqueles que estão em Cristo posicionados como atletas? Estamos em busca de uma coroa que dura para sempre. Nossa recompensa é eterna.
Portanto meu irmão. Fique firme e aguente as lutas das provações. Elas fazem parte de seu treinamento espiritual. Lembre-se que você não esta em busca um coroa de folhas, você não esta a espera de um reconhecimento humano passageiro, sua recompensa é eterna, vem de Deus.
III) Corra e lute tendo um objetivo específico em vista – v. 26
1Co 9:26 Por isso corro direto para a linha final. Também sou como um lutador de boxe que não perde nenhum golpe.
Os atletas gregos tinham um objetivo final. Tudo que faziam, todo esforço e sacrifício tinham em vista esse objetivo.
Alguém já disse que “a maneira mais certa de chegar à parte alguma é não ter um alvo em mira”. Mire em nada e chegará a lugar nenhum.
Por isso tenha um alvo bem definido. É este princípio que Paulo nos ensina em Fp 3:14: “Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus”.
Quando você tem um alvo, não desperdiçara energia com outras atividades que não te conduzirão a nenhum resultado. Você não desperdiçara nem tempo e nem energia em conquistar as grandes coisas que Deus tem reservado para sua vida.
IV) Faça tudo o que for preciso para não ser desqualificado – v. 27
1Co 9:27 Eu trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado para que, depois de ter chamado outros para entrarem na luta, eu mesmo não venha a ser eliminado dela.
Na analogia do atleta Paulo diz: “Trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado,..”, com a finalidade de que “…não venha a ser eliminado…” da luta.
O que o apostolo nos ensina aqui:
- Recuse-se a ser dominado pelos desejos do corpo.
- Renuncie àquilo que te atrapalha na caminhada com Deus.
- Não seja desclassificado, desaprovado, eliminado.
Mas o que significa ser eliminado, ou desqualificado? Ser eliminado, não quer dizer que pode perder sua salvação mas sim pode perder seu privilégio de anunciar a outros a mensagem de Cristo. Lembre-se que um atleta é desqualificado quando não está realizando com determinação e compromisso sua atividade.
Jesus conta a história de um servo que recebeu 1 talento. Ele foi desqualificado porque enterrou o que recebeu. Não se comprometeu em multiplicar o que estava em suas mãos.
Sejamos multiplicadores, trabalhemos pelo reino, sejamos persistentes em sermos como bons atletas.
Conclusão
Paulo, após realizar toda a obra que Deus colocará em suas mãos diz em Tm 4:7: “combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”. Em outras palavras aquele atleta de Deus estava dizendo que havia feito o melhor que podia na corrida, e chegou ao fim, conservando sua fé.
Para finalizar algumas perguntas para sua reflexão: Para qual causa você tem dedicado a sua vida? Como tem gasto seu tempo e suas energias?
Muitos têm jogado suas vidas fora, dedicando suas forças e energias no que não perdura para a vida eterna.
Completar a carreira, a corrida; não desistir, não ficar no meio do caminho, não jogar a toalha e guardar a fé é algo muito importante nesse tempo em que a fé está sendo tão atacada e questionada!
Que Deus te abençoe e te ajude a conquistar as grandes bênçãos eternas de Deus.