▶ Clique nos tópicos deste índice para navegar pelo texto
ToggleOs anjos Bons
Aula 01
Introdução
- Os homens não são os únicos seres inteligentes do universo. Há uma outra classe de seres superiores aos homens. Esses seres são os anjos, os exércitos celestiais, os habitantes dos céus.
- Existem também aqueles pertencentes a esta mesma classe de seres, que anteriormente foram servos de Deus, mas agora se encontram em atitude de rebelião contra seu governo. Eles são chamados de demônios, ou anjos decaídos. Iremos estudá-los também.
- É importante observar que os anjos não devem ser adorados. Eles existem para servir a Deus e a Igreja.
Quando João tentou adorar um anjo foi repreendido: “ 9 Então o anjo me disse: —Escreva isto: “Felizes os que foram convidados para a festa de casamento do Cordeiro!” E o anjo disse ainda: —São essas as verdadeiras palavras de Deus. 10 Aí eu me ajoelhei aos pés do anjo para adorá-lo, mas ele me disse: —Não faça isso! Pois eu sou servo de Deus, assim como são você e os seus irmãos que continuam fiéis à verdade revelada por Jesus. Adore a Deus! Pois a verdade revelada por Jesus é a mensagem que o Espírito entrega aos profetas. ” (Apocalipse 19:9-10 NTLH).
O significado da palavra anjo
- No hebraico: “malak “. Significa: mensageiro, representante ,
- No grego: aggelos. Significa: um mensageiro, embaixador, alguém que é enviado, um anjo, um mensageiro de Deus
- Outras palavras usadas para os anjos:
Espíritos – Hebreus 1:14: “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação”?
Observamos duas coisas neste verso.
Primeiro. Por serem espíritos, anjos não tem corpos materiais, e são invisíveis. Podem porém, aparecer em ocasiões especiais e serem vistos quando Deus permite.
Ex. Mateus 28:1-3: 1 Depois do sábado, no domingo bem cedo, Maria Madalena e a outra Maria foram visitar o túmulo. 2 De repente, houve um grande tremor de terra. Um anjo do Senhor desceu do céu, tirou a pedra e sentou-se nela. 3 Ele era parecido com um relâmpago, e as suas roupas eram brancas como a neve. 4
Em segundo lugar. Anjos são enviados para nos servir. “…enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação”.
Portanto, os anjos são enviados por Deus para nos servir.
Ex. 1 reis 19:5: 5 Elias se deitou debaixo da árvore e caiu no sono. De repente, um anjo tocou nele e disse: —Levante-se e coma. 6 Elias olhou em volta e viu perto da sua cabeça um pão assado nas pedras e uma jarra de água. Ele comeu, e bebeu, e dormiu de novo.
7 “O anjo do SENHOR Deus voltou e tocou nele pela segunda vez, dizendo: —Levante-se e coma; se não, você não agüentará a viagem.” 8 Elias se levantou, comeu e bebeu, e a comida lhe deu força bastante para andar quarenta dias e quarenta noites até o Sinai, o monte sagrado.
A quantidade de anjos
- Veja o que diz Jesus em Mateus 26:53: “Acaso, pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?”
- 1 legião romana tinha aproximadamente 6000 soldados. 12 legiões= 72000 mil anjos
- Veja Marcos 5:9 Jesus pergunta: “E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos”. No mínimo, esse homem tinha pelo menos 6000 demônios dentro de si.
- Apocalipse 5:11: “Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares,…”. Concluímos que existe uma grande quantidade de anjos.
Anjos se casam?
Ao responder a algumas pessoas sobre como será a vida humana após a ressurreição, Jesus revela algo interessante acerca dos anjos.
Jesus diz em Mateus 22:30: “Porque, na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu.”
Esta é a única passagem que trata deste assunto. Aprendemos aqui que, anjos não tem parentes, filhos, esposas, laços familiares. E neste aspecto, nós seremos na eternidade como os anjos, não teremos mais necessidades reprodutivas. Portanto, os anjos parecem não ter a necessidade de se casar
Quando os anjos foram criados?
- Em primeiro lugar, devemos saber que os anjos não são eternos. Só Deus é eterno. Eles fazem parte do universo que Deus criou.
- Numa passagem que se refere aos anjos como as “hostes” dos céus (ou o “exército dos céus”), diz Esdras: “Só tu és SENHOR, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército […] e o exército dos céus te adora” (Ne 9.6; cf. Sl 148.2, 5).
- Paulo nos diz que Deus criou todas as coisas, “as visíveis e as invisíveis”, por meio de Cristo e para ele, e depois inclui especificamente o mundo dos anjos com a expressão “sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades” (Cl 1.16).
- Demônios eram antes anjos, e foram criados por Deus. Até mesmo Lúcifer foi criado por Deus.
- João 1:3 diz: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.”
- Então, quando os anjos foram criados? Todos os anjos devem ter sido criados antes do sétimo dia da criação, pois lemos: “Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército” (Gn 2.1, interpretando “exército” como as criaturas celestes que habitam o universo de Deus).
Ainda mais explícito que isso é a declaração: “Em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou” (Êx 20.11). Logo, todos os anjos foram criados até o sexto dia da criação.
- A queda de Lúcifer aconteceu depois do sexto dia da criação. Antes de Satanás ter tentado Eva no Jardim em Gênesis 3:1, certo numero de anjos pecou e se rebelou contra Deus (Ver 2Pedro 2:4 e Judas 6). Este evento, aconteceu depois do sexto dia da criação, pois no sexto dia “viu Deus tudo que fizera, e eis que era muito bom” (Gn 1:31)