Sermão: COMO TER RESISTENCIA EM TEMPOS DIFICEIS?

COMO TER RESISTENCIA EM TEMPOS DIFICEIS?

Texto base: Efésios 6:10-13: 10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.

Introdução: 

Todos nós temos dias em que nos sentimos maravilhosamente bem, animados, encorajados e alegres. Porém há dias que acordamos nos sentindo fracos, desencorajados, sem esperança, e ainda há dias que até acordamos bem, mas quando uma má notícia que recebemos ou algo ruim que acontece, somos levados muitas vezes ao desânimo. A Bíblia chama esses dias difíceis de “dia mau”.  Esse “dia” na verdade, representa um tempo que passamos e não há como evitar.

Vivemos momentos difíceis, porque muitos terapeutas, psicólogos e psiquiatras, afirmam que há um impacto psicológico e espiritual da Pandemia na população brasileira que será sentido por um longo prazo e exigirá de governos, famílias, escolas e empresas uma atenção muito cuidadosa com a saúde mental e emocional das pessoas.

Uma revista de psicologia avaliou, a partir de inúmeros atendimentos de profissionais, que a pandemia impactou a inúmeras pessoas em FASES PSICOLÓGICAS DISTINTAS:

-Com as primeiras notícias sobre a pandemia a Fase 01 dos atendimentos foi marcada por pela presença da ansiedade em excesso. O sentimento de impotência e preocupações com o futuro, o sustento da família, trouxe o agravamento de quadros de transtornos mentais e emocionais e aprofundamento de crises de ansiedade.

-Depois de algumas semanas Veio a Fase 02, caracterizada por uma sensação de incerteza associada a uma profunda angústia. O isolamento social prolongado intensificou esses sentimentos de angustia e crises de pânico em muitos. Muitas pessoas começaram a procurar ajuda psicológica e psicanalistas.

-Depois veio a Fase 03, caracterizada por um agravamento de transtornos mentais e emocionais, levando muitas pessoas a quadros de depressão. Sentimentos de pânico foram relatados por muitos, e o uso acentuado de drogas e álcool em maior quantidade, que resultaram em muitas ocorrências de violência doméstica.

-Em seguida veio a Fase 04, caracterizada por experiências traumáticas causadas por experiencias luto não concluídas, pelo de muitos não terem nem sequer a oportunidade de se despedir de entes queridos que partiram.

-Estamos nesse momento na Fase 05, onde ressurge em muitos um sentimento de esperança de uma cura que será trazida pelas vacinas. Aos poucos o medo vai sendo substituído pela esperança de cura futura. Mas, em muitos as sequelas emocionais e espirituais se fazem presentes.

Esse é um tempo difícil para todos nós. Há uma fala do apostolo Paulo que tem relação com esse momento em que vivemos: “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis”. 2 Timóteo 3:1. Ao falar sobre esses dias ou tempos difíceis, Paulo certamente estava pensando tanto em seu povo como também em nós. O próprio apóstolo Paulo estava preso em Roma, na sua segunda prisão ele estava numa masmorra úmida, fria, insalubre, com a plena convicção de que sairia dali para o martírio.  O cristianismo estava enfrentando os tempos mais terríveis, porque o maior crime do império, o incêndio de Roma, foi colocado sobre as costas dos cristãos, um massacre, uma chacina, uma perseguição crudelíssima veio sobre a igreja por causa disso.

Ali preso e abandonado por muitos, Paulo olha o seu tempo, vislumbra também o futuro e descreve para nós algo extremamente chocante: “Os últimos dias serão difíceis”. E de fato irmãos, vivemos esses dias.

Mas como muitos tem vivido esses dias? Muitos cristãos vivem dominados pelo medo, estão com a fé paralisada, outros tantos estão frios espiritualmente, muitos debandaram da comunhão e não os vimos mais entre nós. Outros, retomaram suas atividades profissionais, outros vão as compras, ao supermercado, a Bancos, mas não tem mais força alguma para buscar ao Senhor. Estão completamente distantes de um relacionamento com Deus. Encontram-se distantes dos cultos no templo. Não se fazem presentes em cultos on-line, ou quaisquer atividades realizadas pela igreja, simplesmente estão desanimados e enfraquecidos na fé.

Em tempos como esse, precisamos aprender a resistir ao dia mau. Por isso, queremos falar sobre algumas atitudes necessárias para sermos resistentes emocionalmente e espiritualmente em momentos difíceis?

1ª Atitude – É ESTAR REVESTIDO DA ARMADURA DE DEUS – Efésios 6.13

Veja o sábio conselho que Paulo nos dá em Efésios 6:13 “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”.

Há 03 conselhos importantes aqui, que podem ser resumidos nas seguintes atitudes: USE A ARMADURA DE DEUS, SEJA RESISTENTE nesse momento e FIQUE FIRME EM SUA POSIÇÃO.

Comecemos pelas duas últimas atitudes: RESISTENCIA E FIRMEZA. Resistir e ficar firme são qualidades de quem busca ser resiliente. E Resiliência é a capacidade do indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse, algum tipo de evento traumático, entre outros, sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades, mantendo em todas as circunstâncias a sua saúde emocional e mental.

Tenho visto muitas pessoas orando, pedindo a Deus por cura, por saúde, por emprego, melhores condições vida, etc, mas quantos aqui tem pedido a Deus ajuda para ser tornar mais resiliente? Quantos pedem a Deus mais firmeza e resistência para enfrentar as lutas desse momento?

Mas Paulo também recomenda que USEMOS ARMADURA DE DEUS. Mas o que é armadura de Deus? Pra respondermos essa pergunta leiamos o que diz Efesios 6:10-13: “10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 13. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.”

Aqui, Paulo nos revela algo importante: Se desejamos aprender a ter resistência para os dias maus precisamos nos fortalecer no “…Senhor e na força de seu poder…” e para ilustrar o revestimento desse poder, Paulo nos traz a imagem de uma Armadura, que é especial e incomum: a armadura de Deus. O revestimento da armadura de Deus é um símbolo do revestimento que Deus nos deseja conceder de seu poder para nos tornar fortes.

Às vezes, percebo que muitos tem orado de forma incompleta: Muitos pedem a Deus por livramento da enfermidade, da morte, e de pandemias como estas, mas talvez devêssemos também pedir a Deus, que nos revista da ARMADURA DE SEU PODER, para que nós tornemos mais fortes, resistentes, destemidos e confiantes nEle, se tivermos que enfrentar a enfermidade, a morte ou as perdas da vida humana. Homens como Daniel, Sadraque, Mesaque e Abnego, estavam revestidos do poder de Deus, ao ponto de serem capazes de enfrentar situações de risco de morte.

2ª Atitude – Use o cinturão da verdade.

“…Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade…”Efésios 6:14

O cinturão da verdade combate o espírito da mentira e do engano. E sabemos que o diabo é o pai da mentira, mas Jesus é a verdade, e quando reconhecemos isso estamos nos livrando das armadilhas de Satanás.

Porém o que estamos vendo? Vivemos em um tempo onde as fake News se multiplicam. A todo instante pessoas mal intencionadas tem plantado informações erradas ou falsas com o intuito de amedrontar a população.

Muitas vezes, encaminhamos para outros informações que não foram verificadas, que não edificam, que não ajudam a fortalecer nossos irmãos, ou anima-los.

É preciso cuidado e discernimento do Espírito, porque nas redes sociais, são muitas as mentiras com o intuito de confundir as mentes.

Pessoas resistentes são aquelas que vivem em busca da verdade. A verdade dissipa dúvidas e nos transforma em instrumentos que edificarão aos outros.

3ª Atitude – Use o capacete da salvação – Efésios 6:17

Veja a recomendação que Paulo nos dá: “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”. 

Neste verso, Paulo fala de duas atitudes: Tomar o capacete e a espada.

Uma grande parte das pessoas tem uma tendência a se deixar levar por pensamentos pessimistas, e permite que a sua mente seja envolvida pela tristeza, amargura e depressão. Quantos começam a entrar em crise, depois que leem noticias ruins, ou passam muito tempo ocupando a mente com informações negativas.

As vezes, basta assistir os telejornais e o que muitos compartilham em redes sociais para um sentimento de tristeza invadir o coração.

É Por isso temos o capacete da salvação, que protege a nossa mente de todos os pensamentos e sentimentos que não vêm de Deus. Deus te oferece esta proteção para a mente, mas será que estamos usando-a devidamente? Será que ocupamos a nossa mente com pensamentos que nos fortalecem?

Neste verso, vemos uma das recomendações mais importantes: Paulo nos ensina que o capacete da salvação só é eficiente com o uso da Espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

Há muitas pessoas que apostam no poder do pensamento positivo para vencer as batalhas que são travadas na mente, mas não podemos vencer nossas batalhas sem a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Ela renova a nossa fé e nos faz conhecer de forma mais íntima o coração do nosso Pai.

Lembre-se do que diz o salmista em salmos 119:105: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho”.

CONCLUSÃO:

Na verdade amados, tempos difíceis como estes, servem para mostrar pelo menos duas coisas: 1) Em quem ou no que acreditamos, e; 2) E Quem nós realmente somos.

Para muitos esse foi um tempo que os fez exercitar mais sua confiança nos Senhor, para outros veio a frieza, a indiferença com Deus, com sua palavra e sua Igreja.

Enfim, para muitos, esse momento apenas revelou que tinham uma fé fraca como um castelo de areia. Mas para tantos outros, essa crise apenas mostrou que estes permanecem com a fé firmada sobre a rocha.

Jó depois de passar muitos dias difíceis, continuou a revelar sua fé no Deus verdadeiro, e mesmo diante de tanto sofrimento não abriu mão de ser um homem integro honesto e temente a Deus.

Quando você passar, ou se estiver passando pelo dia mau, lembre-se que Jesus jamais nos desamparará. Fique firme, Deus tem uma grande vitória para você!!!

Rolar para cima