▶ Clique nos tópicos deste índice para navegar pelo texto
ToggleOs grandes benefícios da gratidão
Praticar a gratidão é algo que nos ajuda a mudar relacionamentos, atmosferas, ambientes e circunstâncias. A Bíblia nos instrui a sermos gratos em tudo. Sabiamente o apóstolo Paulo diz: “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (I Tessalonicenses 5:18)
Tenho aprendido que a gratidão se faz presente na vida daqueles que são humildes em reconhecer que as conquistas e sucessos obtidos resultaram da contribuição de outras pessoas que passaram por suas vidas ajudando ou contribuindo em algum momento da nossa história. Todos nós somos o que somos, porque nossos pais nos ajudaram de alguma forma, tivemos professores que nos marcaram, irmãos que amigos que nos ajudaram. Pense um pouco, em quantas pessoas de alguma forma passaram por sua vida e deixaram alguma contribuição para que hoje tenhamos nos tornado quem somos.
É muito fácil encontrar pessoas insatisfeitas, ingratas e amarguradas porque algumas coisas não estão saindo conforme o que elas esperavam. Mas se aprendermos a ser gratos em todas as coisas, inclusive nas pequenas coisas, a gratidão em nosso coração fará com que a graça de Deus se manifeste em nossa vida e a nosso favor.
Paulo aprendeu a ser grato, mesmo quando as coisas não pareciam favoráveis a ele: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”. (Filipenses 4:11-13)
Somos gratos, por aquilo que temos, por aquilo que Deus faz chegar à suas mãos. E é nessa posição de gratidão que a força e a graça de Deus se manifestam. Paulo pôde confiadamente dizer: “Eu posso todas coisas naquele que me fortalece”.
Eu creio que de um coração que exala gratidão, se ativa no reino espiritual a força e a graça de Deus para vencer no tempo da crise.
Quando expressamos gratidão a Deus inclusive no tempo da adversidade, estamos deixando o egoísmo de lado, estamos deixando de dar prioridade para nosso problema, confundindo assim o nosso inimigo. E estamos dando glória Àquele que verdadeiramente pode nos conduzir em triunfo. Essa atitude é confirmada pelas palavras do Salmista no Cap. 50:23: “O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará…”.ó
A gratidão ativa a provisão sobrenatural. Vemos Jesus neste texto Bíblico abaixo alimentando mais de quatro mil pessoas com apenas sete pães e alguns peixes. Veja o que diz Mateus 15:36: “Tomou os sete pães e os peixes, e, dando graças, partiu, e deu aos discípulos, e estes, ao povo. Todos comeram e se fartaram; e, do que sobejou, recolheram sete cestos cheios. Ora, os que comeram eram quatro mil homens, além de mulheres e crianças.” (Mateus 15:36)
Note que Jesus não reclamou daquilo que Ele não tinha. Naturalmente falando, Ele não tinha o suficiente para alimentar mais de quatro mil pessoas reunidas naquele dia. Sete pães e alguns peixes não seria suficiente para alimentar todo aquele povo. Mas Ele foi grato pelo que tinha, por aquilo que Deus fez chegar às suas mãos e com pouco em mãos, mas com coração grato, fez-se muito naquele lugar. A presença da gratidão produz a multiplicação.
Mas, o que podemos pontuar algumas aplicações a respeito da gratidão
A prática gratidão envolve sempre algum esforço ou sacrifício.
É simples recebermos muitas bençãos que nos são concedidas por Deus. Veja por exemplo a salvação, que nos é dada sem qualquer esforço, pela fé em Cristo. Quantos receberam de Cristo grandiosas bençãos como curas. Isso nos faz lembrar, por exemplo, dos 10 leprosos. Todos eles receberam a cura, mas apenas um fez um gesto de esforço para retornar e agradecer. Ele retornou. Sua atitude envolveu esforço, mas voltou até onde estava Cristo.
Estamos numa época em que muitos recebem, mas poucos agradecem.
A gratidão é motivadora.
Saber reconhecer com gratidão as pessoas que estão participam de nossas conquistas é uma atitude que motiva a uma equipe. Experimente reconhecer com coração as pessoas que fazem parte de alguma iniciativa realizada pela igreja, e Elas ficarão mais motivadas.
A gratidão atraí a atenção de Deus.
Jesus pergunta ao homem que voltou: “Não foram 10 os que foram curados, porque apenas um voltou?” Observe que Jesus descarta o gesto, daquele homem, reconhecendo seu esforço e desejo de apenas agradecer.
A gratidão sempre irá atrair a atenção de Deus sobre nossos ministérios, sobre nossas iniciativas, e em todos os momentos de nossa caminhada.
A gratidão nos leva a adorar a Deus, apesar das dificuldades.
Paulo aprendeu a ser grato, mesmo quando as coisas não pareciam favoráveis a ele. Vejam suas palavras: “… porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”. (Filipenses 4:11-13)
Foi aproximadamente no ano de 1629, que um grupo de 400 homens, chamados de puritanos, embarcaram em um navio e viajaram em busca do Novo Mundo, da América. Eles fretaram o navio, venderam todos os seus bens, e, junto com as suas famílias, partiram rumo a América para fundar uma colônia a que chamariam Nova Inglaterra. O objetivo era encontrar um lugar em que pudessem viver em liberdade, mas segundo a ética do evangelho, e firmados em um compromisso com a palavra de Deus.
Os primeiros pioneiros puritanos, morreram devorados por lobos e castigados pelo inverno. Porém, mais tarde eles chegaram e estabeleceram as primeiras bases da nação que hoje é conhecida como Estados Unidos da América.
Ao recolherem pela primeira vez, o fruto da terra que cultivavam, os puritanos e suas famílias, juntamente com os primeiros habitantes que naquela terra moravam, promoveram uma cerimônia que é conhecida até hoje como o dia de ações de graças, que ainda hoje se repete todos os anos nos Estados Unidos: o dia em ação de graças era inicialmente uma manifestação de reconhecimento público de que tudo que eles receberam vinha de Deus a quem deveriam ser gratos.
Nesta história dos puritanos algo me chama atenção. Eles poderiam ter criado um dia para lembrar dos que haviam morrido, ou para lembrar dos sofrimentos e lutas que enfrentaram para chegar aos Estados Unidos, mas em vez de exaltar seus mártires ou as dificuldades que enfrentaram, criaram um dia para expressar sua gratidão a Deus por todas as bênçãos recebidas.
Conclusão
Um certo poeta escreveu o seguinte: “Eu pedi forças, e Deus me permitiu ter dificuldades para me tornar forte. Eu pedi sabedoria, e Deus me deu alguns problemas para resolver. Eu pedi prosperidade, e Deus me deu cérebro e músculos para trabalhar. Eu pedi coragem, e Deus me deu pessoas com problemas para serem ajudadas. Eu pedi favores, e Deus me deu oportunidades. Eu não recebi tudo que pedi, mas recebi tudo que precisava. Por tudo isso, muito obrigado Senhor!
Sirvamos a Deus, sem reclamarmos da lutas e desafios que sempre se farão presentes. Sirvamos com alegria e gratidão. Que Deus abençoe sua vida.