▶ Clique nos tópicos deste índice para navegar pelo texto
ToggleUma mensagem de esperança para tempos de crise
LUCAS 2:8-20: 8 Naquela mesma região, havia pastores que estavam no campo, à noite, tomando conta do rebanho. 9 E um anjo do Senhor apareceu diante deles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; e ficaram com muito medo.
10 Mas o anjo lhes disse: Não temais, porque vos trago novas de grande alegria para todo o povo; 11 é que hoje, na Cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. 12 E este será o sinal para vós: achareis um menino envolto em panos, deitado em uma manjedoura.
13 Então, de repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu junto ao anjo, louvando a Deus e dizendo: 14 Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens a quem ele ama.
15 E logo que os anjos se retiraram, indo para o céu, os pastores disseram uns aos outros: Vamos já até Belém para ver isso que aconteceu e que o Senhor nos revelou. 16 Foram, então, com toda pressa, e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura; 17 e, vendo-o, contaram a todos o que lhes havia sido dito sobre o menino; 18 e todos os que ouviam os pastores ficavam muito admirados. 19 Maria, porém, guardava todas essas coisas, meditando sobre elas no coração. 20 E os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora falado.
Introdução
É interessante observamos o que diz Isaías 9:5 sobre o nascimento de Cristo: “Um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado” (Is 9, 5). Com certeza, já ouvimos alguém dizer que uma das maiores alegrias da vida é o nascimento de uma criança. É algo extraordinário, milagroso, que pode mudar a vida de muitas pessoas.
O natal também ainda nos traz um desses momentos de alegria, porque o nascimento de Jesus nos faz lembrar que a cada dia podemos ser fortalecidos pela mensagem do evangelho e que n’Ele podemos ter força para enfrentar todas as provações. E por falar em provações, quantas foram as provações de milhares de pessoas, de famílias inteiras neste ano? Quantos perderam pessoas amadas? Quantos emocionalmente adoeceram? Quantos perderam empregos ou estão com um futuro incerto?
Assistir aos noticiários tem sido um espetáculo desestimulador e amedrontador para muitos. Nas redes sociais, e nas grandes ou pequenas mídias, o assunto que predominou foi a catastrófica epidemia que vivenciamos. Vivemos um raro evento na história da humanidade, que será eternidade em nossas memórias e lembranças. Para milhares, serão lembranças e memórias de dor e saudade, causadas pela perda de pessoas amadas.
Desenvolvimento
Em meio a um cenário como este que estamos vivemos, eu me encontrava perguntando sobre que mensagem o nascimento do menino Jesus tem para o mundo neste tempo de crise?
1)O nascimento de Jesus nos mostra que Deus pode revelar sua glória mesmo em tempos que são difíceis
8 Naquela mesma região, havia pastores que estavam no campo, à noite, tomando conta do rebanho. 9 E um anjo do Senhor apareceu diante deles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor;…”
Jesus nasceu em um tempo de muita dificuldade. O mundo estava em profunda crise. Sua família fugia da matança de crianças, os judeus sofriam por causa das humilhações impostas pelo domínio romano.
O mundo caótico de crise e sofrimento em que viviam os judeus é retratado nas palavras do profeta Isaías no cap. 9:2: “O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e resplandeceu a luz sobre os que habitavam na terra da sombra da morte”.Isaías estava dizendo que este povo que vivia na escuridão das crises, veria uma grande luz. A expressão “grande luz” é aqui uma referência a manifestação da glória de Deus. Esta mensagem serve para o momento em que vivemos: As nações, as famílias que andam em trevas de tristeza ou agonia verão uma grande luz. E a luz que temos é o reflexo do poder do evangelho.
No verso 8,9 do texto lido, vemos que os pastores estavam no campo. Muitos estavam amedrontados com as notícias da matança promovida por Herodes contra crianças recém nascidas. E ali, naquele cenário vem o anjo do Senhor lhes trazer uma mensagem. O verso 9, diz que “…a glória do Senhor os cercou de resplendor…”. Que experiência maravilhosa, a de experimentar a presença da glória de Deus em um momento de tanta dificuldade.
Tempos difíceis revelam a glória de Deus. Veja a história da família de Lázaro. A Bíblia diz: que quando Jesus chega até as irmãs, Marta e Maria, elas estavam vivendo uma situação desesperadora e que no olhar humano não tinha mais jeito. A situação estava tão ruim pra elas que elas culparam até o nosso Senhor dizendo: Se o Senhor estivesse aqui Lázaro não teria morrido. Penso que doeu tanto em Jesus, ver aquela família, passando por algo tão difícil que Ele chorou com a situação. E na nossa vida também não é diferente, quando enfrentamos momentos difíceis, ficamos sim desesperados, achamos que não vai ter mais jeito. Há momentos em que tentamos até arrumar culpados para o nosso sofrimento. Mas veja o que Jesus declara para Marta em João 11: 40: “Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus? Para uma família que vivia em dores e agonia Jesus revela a glória da Deus.
O apóstolo Paulo, entendia que a revelação da glória de Deus em sua vida seria maior que todos os seus sofrimentos. Em Romanos 8:18 ele declara: “Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada”. Trazendo para os dias de hoje essa mensagem poderíamos dizer, que a glória de Deus que será revelada sobre sua Igreja será muito maior que todas as aflições que vivemos neste ano. Creia nessa mensagem profética. Ela é para você.
2)O nascimento de Jesus nos mostra que a Igreja tem uma mensagem de boas novas para aqueles que estão atemorizados.
“…e ficaram com muito medo. 10 Mas o anjo lhes disse: Não temais, porque vos trago novas de grande alegria para todo o povo; 11 é que hoje, na Cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”
O que diz o anjo? Ele inicia recomendando: “Não temais..”. Há um artigo publicado pela faculdade de medicina da UFMG, onde o autor afirma que “…No caso de uma pandemia, além das manifestações físicas, o medo é capaz de aumentar os níveis de ansiedade e estresse em indivíduos saudáveis ou de intensificar os sintomas daqueles com transtornos psiquiátricos pré-existentes…”.
Veja que Sabedoria Deus teve ao trazer sua mensagem para os pastores no campo. Ele inicia sua mensagem dizendo a eles que não temessem. Deus conhece o potencial negativo que o medo em excesso tem para nos prejudicar.
É por isso que pergunto: Como estamos nós nesse momento? Com os corações possuídos de medo? Incerteza? Angústia? Aproprie-se da graça de Deus e só assim, podemos lançar para fora de nossos corações a sensação terrível de estarmos sendo dominados pelo medo.
Mas a mensagem do Anjo do Senhor prossegue para a parte principal: “….Não temais, porque vos trago novas de grande alegria para todo o povo…”. Todos ali estavam com medo, mas Deus vem lhes apresentar uma mensagem de boas novas de alegria. Em todo e qualquer tempo de Crise o evangelho é a nossa mensagem de alegria, esperança e consolo para os que sofrem.
Sabe porque Deus traz uma mensagem de boas novas para nós? É para que não esqueçamos que apesar do mundo estar em crise, Ele é Senhor e como tal, tem um plano soberano para todas as nações e famílias da face da terra. Sua boa nova nos faz lembrar, que apesar do mundo estar em crise, Jesus ainda é o caminho, a verdade é a verdadeira vida. Sua boa nova nos lembrar, que apesar de muitos estarem chorando, por meio de seu Espírito Santo e sua palavra Ele ainda tem o poder de nos consolar e fortalecer. Sua boa nova nos faz lembrar, que apesar do mundo estar em crise, Jesus virá para buscar a sua Igreja, e juntos uma nova morada. Glória a Deus!!!
3)O nascimento de jesus nos faz lembrar que podemos adorar em toda e qualquer circunstância.
13 Então, de repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu junto ao anjo, louvando a Deus e dizendo: 14 Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens a quem ele ama.
O anjo do Senhor revela a Glória de Deus, traz uma boa notícia e em seguida uma grande multidão de anjos começam a louvar e glorificar a Deus.
Todo esse movimento de louvor nos céus ocorre, porque Deus deseja nos ensinar que assim como os anjos adoraram em tempos de muita dificuldade, nós também devemos aprender a louvar, adorar e glorificar a Deus em todo tempo.
É isto que nos recomenda o salmista em Salmos 34:1 “Louvarei ao Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará continuamente em sua boca.”
Foi isso que Jó fez. Ele adorou a Deus, mesmo estando na pior das situações que, do ponto de vista humano, o levasse a pensar que seu fim se aproximava.
Mas, mesmo após receber várias notícias ruins, e todas quase que ao mesmo tempo, ele permaneceu com o seu coração quebrantado e em adoração. Veja o que diz Jó 1:20-21 “Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, raspou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou; e disse: Nu saí do ventre da minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou, bendito seja o nome do Senhor.”
É de se imaginar o nível de “stress” e angústia que Jó deveria ter passado, uma vez que ele era acostumado a um estilo de vida próspero, por ser riquíssimo e de repente perde tudo! Humanamente falando, talvez ele possa ter se desesperado, mas não o fez, muito pelo contrário, Jó adorou a Deus em meio a sua imensa adversidade.
Assim como os anjos fizeram, e como Jó fez, aprendamos a adorar a Deus em todo o tempo. O louvor e adoração ajudam a dissipar as densas forças negativas que estão a influenciar o nosso coração.
Conclusão
Em meio a um cenário de memórias e lembranças negativas para muitos, eu pergunto: É possível desejar um Feliz Natal em meio a tanta dor que marcou este ano tão fatídico? Como desejar um Feliz Natal num momento onde se registra mais de 180 mil mortes pela covid 19 em nosso país? Como desejar um Feliz Natal num país com mais de 14 milhões de desempregados?
Podemos sim, desejar um Feliz Natal, porque o Natal é celebração do nascimento daquele que é chamado do Homem de dores e que sabe o que é padecer (Isaías 53).
O Natal é a celebração do nascimento do Salvador que desde a mais tenra idade experimentou o sofrimento, pois Ele necessitou ser levado por seus pais para o Egito para fugir da matança das crianças sob Herodes.
Por isso, podemos desejar um Feliz Natal em meio a dor porque o Natal celebra o nascimento daquele que morreu em uma vergonhosa cruz e que ressuscitou dos mortos no domingo. Podemos desejar um Feliz Natal a todos em meio a tanta dor, pois nasceu Aquele que sabe o que é sofrimento e que traz alívio a toda alma cansada e oprimida.
E por isso, nós desejamos a você um feliz natal em Cristo Jesus.
Que Deus te abençoe.