Agora que você já conhece seus clientes, vamos analisar por onde começar o relacionamento.
A empresa precisa diferenciar seus clientes, ou seja, tratá-los conforme o retorno dado por eles ou da maneira como gostam. Por exemplo, devemos ter estratégias para os novos clientes, para os que compram muito, para os que são mais antigos. Os clientes são agrupados de acordo com os comportamentos demonstrados em diferentes fases. É comum para um vendedor lembrar de um cliente que sempre compra.
Vamos conhecer cada uma dessas fases:
Clientes potenciais: são pessoas identificadas dentro da população e cujo perfil combina com o que sua empresa está procurando. São as que procuram os produtos e serviços que sua empresa oferece. Visitam, mas não compram. Como devem ser tratadas? No mínimo, muito bem, pois um dia vão comprar ou realizar contratos com você. O que você deve fazer? Realizar eventos que visem à experimentação do produto; efetivar trabalhos de merchandising no ponto de venda; municiar o cliente de informações que lhe proporcionem garantia; criar um ambiente propício à confiança dos clientes; utilizar grupos de referência fazendo testemunhos.
Clientes eventuais: satisfeitos com os contatos feitos com a empresa, eles passam a tê-la como referência de principal local onde comprar e atender suas necessidades.Você já os conquistou, mas ainda não sua inteira confiança. O que você deve fazer? Realizar contatos diretos com os clientes, visando verificar a sua aceitabilidade e aumentando a convicção da compra; realizar contatos diretos periódicos, reafirmando o conceito da marca e do produto.
Clientes regulares: são os clientes que compram de sua empresa há muito tempo e cuja confiança você já conquistou. Os clientes regulares acham normal comprar de sua empresa e quase não consideram mais os concorrentes. O que você deve fazer?
Realizar campanhas de reforço dos benefícios; fazer promoções que intensifiquem a convicção da compra; realizar contatos através de mídias alternativas, visando ao reforço da imagem.
Clientes defensores: são clientes regulares tão comprometidos com sua empresa que somente uma falta muito grave poderia prejudicar essa relação.
É um defensor, que contará a outras pessoas ótimas experiências que teve com sua empresa. O que você deve fazer? Realizar promoções específicas para garantir a longevidade; realizar campanhas de valorização dos clientes; proporcionar benefícios que aumentem sua convicção.
Lembre-se: o que fica nas relações com o cliente é a primeira impressão, a segunda, a terceira, a quarta… e a última. Portanto, tenha persistência e mantenha sempre a postura de uma empresa sedutora.