As lojas varejistas se apresentam em uma vasta gama de formatos, pode-se começar com os modelos de lojas de departamentos, onde há uma grande loja contendo vários departamentos ou pequenas lojas especializadas debaixo do mesmo teto. Como exemplo dessa modalidade, temos Ricardo Eletro, Lojas Renner, Casas Pernambucanas entre muitas outras. Estas lojas trabalham com vários tipos de mercadorias, como acessórios femininos, masculinos e infantis, além de produtos para o lar, entre outros. Empresas que lutam para sobreviver em um mercado competitivo mas que vêm conseguindo se destacar no ranking das empresas com um bom faturamento.
Mas hoje o consumidor se tornou exigente e está sempre em busca de um atendimento personalizado.
Atualmente, o papel do profissional que trabalha no varejo é mais abrangente do que em qualquer outra época da história da atividade.
Neste novo perfil de mercado só consegue sobreviver o profissional de vendas que seja reconhecido pelos seus clientes como alguém que se preocupa com eles e busca atender suas necessidades (preço e um bom atendimento).
Em todo o mundo, o cliente passou a ser visto não mais como alguém que precisava desesperadamente dos bens e serviços que as empresas produziam, mas como o verdadeiro e único patrão de toda e qualquer empresa. Os clientes podem ser a causa da demissão desde um auxiliar até um gerente de uma empresa; podem até fechar qualquer empresa, bastando que pare de comprar dela. Mas para que isso não venha a acontecer, foram criadas técnicas de vendas, formação de multiplicadores de conhecimento.